Donnerstag, 26. Juli 2012

Rheinfall - Cataratas do rio Reno

Fim de semana passado fomos ver as Cataratas do rio Reno e hoje vou levar vocês pra lá. As cataratas ficam no cantão de Schaffhausen à 50min da estação de trem de Zürich. Aos pés do castelo Laufen corre o rio Reno e por um caminho cercado de verde pode-se descer admirando as cataratas por vários ângulos. O rio e as quedas de água são impressionantes. Quando vou lá não consigo parar de olhar e cada vez acho maravilhoso.

A entrada que leva para as cataratas tem dois caminhos. O lado de Zürich e o lado de Schaffhausen.
A entrada pelo lado de Zürich é paga. Por apenas Fr. 5,00 por pessoa o caminho até as cataratas tem acesso para cadeira de rodas e carrinhos de bebê, há plataformas que vão bem próximo às quedas d'água (quase dentro das quedas!) e docs para pegar os barcos. Nesse lado também fica o charmosinho castelo Laufen.

Eu já fui 3 vezes para o Rheinfall e sempre entrei pelo lado de Schaffhausen por isso sei mais detalhes sobre esse caminho. Mas da próxima vez já sei que vou pegar o caminho pago, quero conhecer de pertinho a diferença e aproveitar o Rheinfall de outros ângulos e depois venho contar aqui no Blog.

Se você é um viajante que está com o dinheiro contadinho e tentando economizar, o caminho pelo lado de Schaffhausen é uma boa opção pois não paga entrada. Nesse caminho você chega perto das quedas de água, mas não tão perto que chega a ficar molhado. O caminho é lindo! Cercado de muito verde e a vista para as cataratas é ótima (fotos no fim do post). No percurso você vai achar ainda uma roda d'água e no fim da caminhada tem muitos banquinhos espalhados para descançar e curtir a vista das cataratas de frente. Também tem ponto de parada de barco e você pode visitar o castelo Wörth (para os viajantes que vierem pelo lado de Zürich, o castelo Wörth só tem acesso por barco).

Atividades no Rheinfall não faltam. Visita ao castelo Laufen, passeio de barco, subida ao topo da The Rock, Castelo Wörth, canoas para alugar e para os que não tem medo de altura e velocidade tem também áreas equipadas para fazer arvorismo.
Se possível escolha um dia de sol para ir ao Rheinfall, o caminho para o passeio é todo ao ar livre e a paisagem é maravilhosa. Para os morceguinhos, aproveitem o lugar à noite. A iluminação é encantadora! Certifique-se que a bateria da câmera esteja cheia, as cataratas rendem milhões de fotos (dica válida para qualquer viagem. Pode parecer uma dica boba, mas já vi muita gente chegar no lugar que sempre quis visitar e só percebe que a bateria esta vazia depois de ter tirado a primeira e única foto!)

Para comer tem três opções. Cada castelo tem um restaurante (castelo Wörth e Laufen) e tem também o Restaurant Park am Rheinfall. Esses restaurantes também oferecem comidinhas para levar. Infelizmente nunca comi em nenhum deles, mas ouvi falar somente bem. São um pouco caros, mas pelo ambiente e pela comida vale a pena.
Para os que precisam se desapegar de qualquer luxo, eu sugiro o modo suíço de passear, faça sanduíches, leve sucos e água e sente na beira do rio. Por mais simples que seja, vai ser um dos sanduíches mais gostosos que você já comeu.

Aproveite a ida às cataratas e dê um pulinho na cidade de Schaffhausen. A cidade fica a cerca de 10min com o trem a partir do Rheinfall. Muito charmosinha, com vários cafés e restaurantes e a arquitetura é na maior parte antiga. Eu adoro e recomendo muito passar a tarde lá, fazer uma visita ao castelo Munot (prepare as pernas para subir e descer escadas) e no fim do dia tomar um café com bolo no centro da cidade.

Quem quiser aproveitar a visita por mais tempo há vários hotéis na região do Rheinfall e Schaffhausen. Nós fizemos todo esse passeio em apenas um dia, não é necessário passar a noite. Mas quem vai com família e ainda gostaria de fazer atividades como o arvorismo ou canoagem, vale a pena.

vou deixando vocês com algumas fotos do nosso passeio.
esperem que gostem
beijos Renata.

The Rock - Rheinfall

Roda d'água

interior do castelo Munot - Schaffhausen

Castelo Munot


Vista de Schaffhausen


Cataratas com vista para o castelo Laufen

Cataratas do Rio Reno



Fotos: Renata Säuberli






Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen